DO MATERNAL ATÈ O 3ºANO DO ENSINO MÉDIO

Do jardim de infância ao 3° ano do ensino médio: programas do Ministério da Educação da França.

Ao longo dos anos escolares, a AEFE prevê o ensino da língua do país anfitrião, e aqui, portanto, do português, da mesma forma que do francês, além do ensino habitual de línguas estrangeiras.

OS CICLOS ESCOLARES

CICLO 1: JARDIM (MATERNAL)

O primeiro ciclo da escolaridade francesa. A escolaridade é obrigatória na França a partir dos 3 anos de idade.

CICLO 2: APRENDIZAGENS FUNDAMENTAIS

Este ciclo corresponde às classes de CP, CE1, CE2. (1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental I)

A partir do ciclo 2, são ensinadas línguas estrangeiras ou regionais, educação moral e cívica, matemática, atividades para descobrir o mundo, educação artística (artes visuais e educação musical) e educação física e esportiva.

CICLO 3: CICLO DE CONSOLIDAÇÃO

Além de seu papel de consolidar os conhecimentos adquiridos, este ciclo, correspondentes às classes de CM1, CM2 e 6ème (4°, 5° anos do ensino fundamental I e 6° ano do ensino fundamental II), também assegura a melhor transição possível entre o ensino fundamental I e o ensino fundamental II.

No ciclo 3, a literatura, a história, a geografia e as ciências experimentais são definidas de forma mais precisa. As tecnologias da informação e comunicação são utilizadas como ferramentas para as diversas atividades escolares.

ENSINO FUNDAMENTAL II

CICLO 4 : CICLO DE APROFUNDAMENTO

Este ciclo cobre o final do ensino fundamental II (7°, 8° e 9° anos do ensino fundamental II).

Enquanto a LV2 (aprendizagem da segunda língua estrangeira: alemão ou espanhol) costumava começar no 8° ano , os alunos agora podem iniciá-la a partir da 7° ano, com um total de 2h30 por semana.

ENSINO MÉDIO

Classes de 2º, 1º e Terminale (1°, 2° e 3° anos do ensino médio)

Nomenclatura :

Nome na França