Festival do livro

FESTIVAL DO LIVRO 2021

O Lycée Francês do Rio de Janeiro acolhe, no sábado 6 de novembro de 2021, a 4a edição do Festival do Livro.

Nesse evento, gratuito e aberto a todos os francófonos e francófilos, adultos e crianças poderão encontrar uma ampla seleção de literatura, HQ e livros infantis. Os amadores de leitura poderão encontrar mais de 1800 livros novos! O festival preparou uma oferta específica selecionada para alunos de francês e um estande de livros usados com desconto.

O Festival contará com várias animaçoes para completar este encontro convivial.

Eu desenho meu pátio

A PROFISSIÃO DE ARQUITETA

Como parte do projeto de renovação do pátio verde da escola e do concurso de desenho e maquete : "Eu desenho meu pátio", as turmas dos CM2 receberam a visita da arquiteta Greice Paz, que apresentou a sua profissão e ajudou os alunos no seus trabalhos. Ela foi capaz de responder às perguntas e dar o seu ponto de vista profissional sobre as propostas de melhorias feitas pelos alunos.

Reunião dos representantes de alunos

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÀVEL

Na quarta-feira, dia 08/09, no Lycée Molière, se realizou a segunda reunião dos representantes dos alunos das classes CE2, CM1 e CM2. O tema desta reunião era Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Acompanhados pelo Sr. Kopp e pela Sra. Dewitte, os alunos propuseram as suas ideias e soluções para tornar a nossa escola mais verde durante uma hora.

A Embaixadora da França no Lycée Molière

VISITA DA Sra COLLET EMBAIXADORA DA FRANÇA NO BRASIL

É com grande prazer que recebemos esta manhã (sexta-feira 3 de Setembro de 2021), a Sra. Collet, Embaixadora da França no Brasil.
Acompanhada pelo Sr. Guihaumé (Cônsul Geral de França no Rio de Janeiro), pela Sra. Davanture (Adida de Cooperação linguística para o francês no Rio de Janeiro), pelo Sr. Haas (Presidente da SFBE), pelo Sr. Irrmann (Proviseur), pelo Sr. Kopp (Director do primário), pela Sra. Mazet (Proviseur Adjointe) e pelo Sr. Drummond (Director Administrativo e Financeiro), ela visitou a nossa escola desde o maternal até ao secundário e teve a oportunidade de conhecer os professores, falar com os nossos alunos e descobrir os nossos vários projectos.
A visita terminou com uma conversa sobre o futuro da nossa escola durante um café da manhã.

Gram' yoga

O QUE QUE È O GRAM' YOGA EM CM2A ?

Aqui estão algumas fotos tiradas durante o ateliê Gram' yoga dirigido por Clara F, em CM2A.
É um ritual cotidiano dinâmico que associa postura de yoga e regras gramaticais, os alunos podem assim assimilar a gramática com respiração profunda, calma e controlada...

Os aniversários na turma de maternal

PARABÉNS PARA VOCÊ

As turmas do Maternal comemoram os aniversários dos alunos sempre na última semana de cada mês.
Sexta-feira dia 27 foi a turma da TPSA e hoje dia 31/08 à turma da GSB
A Cantina Liceu produz o bolo de aniversário e suco de fruta, adequado à restrição alimentar do aluno caso seja necessário, sempre com produtos orgânicos.
Nossos alunos ficam muito felizes com a comemoração e se deliciam com o lanche que sempre é aguardado.

Literatura de Cordel

LITERATURA DE CORDEL

Durante os estudos sobre o autor João Cabral de Melo Neto, com a obra Morte e Vida Severina, os alunos conheceram um pouco do Nordeste Brasileiro, o estudo desta obra foi feito visitando os escritores de cordéis, estes tradicionalmente escritos no Nordeste Brasileiro, a literatura de Cordel aparece em Portugal no século XVII e no Brasil no século XIX. Os alunos procuraram entre esses escritores aquele que os tivesse mais sensibilizado com finalidade de os expor para a comunidade escolar no CCC.

Novo professor

APRESENTAÇÂO DE LAURENT MICOUD, NOVO PROFESSOR DE SVT

Estamos apresentando a vocês o novo professor de SVT

"É com grande prazer que estou me juntando a equipe do Licée Molière, após uma pausa de quatro anos em Marrocos. Esta é uma oportunidade para regressar ao Brasil, um país onde vivi durante 19 anos em Brasília para ser mais preciso. E neste momento irei descobrir realmente uma cidade, o Rio de Janeiro, que só conheço como turista por enquanto.
Estou certo de que esta nova experiência me trará muito, tanto a nível pessoal como profissional.
Gostaria de aproveitar esta pequena mensagem para agradecer calorosamente a todas as pessoas que me acolheram com grande bondade e que me permitiram instalar-se em excelentes condições.
Laurent Micoud, professor de SVT"