Festa da Música

NÃO O PERCA EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA!!!
Como todos os anos, o Lycée Molière põe a música em destaque. Pela segunda vez, a nossa fête de la Musique será virtual mas cheio de surpresas! Agradecimento especial aos organizadores, aos professores de música e aos nossos estudantes que organizaram este evento de uma forma magistral.

Primeiro encontro do "Prix Macondo"

O primeiro encontro com um dos autores e o sua editora, Marc Alexandre Oho Bambe e Lisa Liautaud, de Calmann Levy, para se reunirem com os leitores do Prix Macondo, acaba de terminar.
Obrigado por tanta humanidade partilhada em torno do livro "Les lumières d'Oujda".
Uma encontro que, a propósito,se convidou na sala de aula da matemática!
Bela ilustração da necessidade de reconciliação das humanidades com as ciências e vice-versa.

Projeto ImpactMeninas

Segunda-feira , dia 10 de maio de 2021 o projeto ImpactMeninas em parceria com @ccifb_rj , @franceaubresil e @lycee_moliere , a fim de promover a igualdade de género nas profissões STEM, o departamento de pesquisas e desenvolvimento de @loreal_brasil apresentou ás alunas do Liceu Molière e do Colégio Pedro II os laboratórios de pesquisa e a química aplicada ao cabelo. Agradecemos calorosamente a todos às participantes e aos nossos parceiros

Doação de livros para a comunidade "Pereirão"

Prezados pais, prezados alunos,
Nossa escola quer ajudar na construção de uma pequena biblioteca infantil na comunidade "Pereirão". Se você também deseja participar deste projeto, pode doar seus livros usados (mas em bom estado), de preferência em português ou ilustrados em francês. Sugerimos que você deposite os livros na garagem da escola de segunda a sexta-feira entre 8h00 e 16h00 a partir do dia 04/05. Agradecida pela sua participação.

Cursos de formação dia 08/05

Bom dia,

A Universidade ESPM do Rio de Janeiro dá acesso aos seus diversos cursos de formação com o BAC! Aproveite a visita virtual dos diferentes cursos de formação dia 08/05 às 10h00:

Link de inscrição: https://www.espm.br/eventos/souespm/

Informações sobre o evento  : aqui

• ADMINISTRAÇÃO

• CIÊNCIAS SOCIAIS E DO CONSUMO

• CINEMA E AUDIOVISUAL

• DESIGN

• JORNALISMO

• PUBLICIDADE E PROPAGANDA

• RELAÇÕES INTERNACIONAIS

• TECH

Em administração, você terá a possibilidade de ter acesso a um diploma duplo com a França, dependendo de seus resultados acadêmicos nas seguintes escolas:

Burgundy School of Business – Groupe ESC Dijon Bourgogne

Ecole Intuit Lab

IÉSEG School of Management

INSEEC Business / Communication School

Rennes School of Business

Nesse dia, você também pode participar de um workshop para entender completamente os estudos da área que escolheu.

Boa continuação,

Monsieur Davanture

Projeto de Horta

Como os estudantes não podem visitar a horta, Carlos, nosso jardineiro, sugere que eles desidratem as ervas do jardim para fazer pequenos saquinhos de especiarias. As ervas disponíveis são: manjericão, coentro, alecrim, salsa

As etapas são: 1. Remover as folhas danificadas. 2. Limpar com água e vinagre 3. Secar 4. Pendurar em um buquê e esperar 15 dias.

Prêmio Macondo

Prêmio Macondo, aqui vamos nós!

As turmas do 2º e 1º ano do ensino médio do Lycée Molière participam do 1º Prêmio Macondo, um prêmio literário para escolas secundárias francesas na América do Sul, dirigido pelos bibliotecários dos CDI em Buenos Aires, Rio, São Paulo, Montevidéu, La Paz e Santiago.

Os estudantes têm 3 meses para ler os 4 romances concorrentes e votarem em seus favoritos!

Os títulos selecionados para a competição são todos da literatura francesa e publicados em 2020.

São eles:

Les lumières d'Oujda de Marc Alexandre Oho Bambé (Calmann-Lévy)

La petite dernière de Fatima Daas (Noir sur Blanc)

L'anomalie de Hervé Le Tellier (Gallimard)

Le lièvre d'Amérique de Mireille Gagné (La Peuplade)

Numerosas atividades literárias esperam os estudantes durante estes três meses: discussões com os autores, correspondência entre estudantes do ensino médio de vários países da região, criação de cartazes, booktrailers, etc.

Siga-nos no Instagram do Prêmio Macondo: @prixmacondo

Em breve uma nova Web Rádio

Uma nova Web rádio do Lycée Molière está surgindo no horizonte, com a colaboração de Sarah Cozzolino @sarahcozzo, jornalista da @rfi_br e outras rádios de língua francesa do Brasil. Ela se propõe a conduzir uma sinergia com podcasts feitos por estudantes e seus professores. Atualmente nossos alunos do Ensino Médio estão preparando podcasts sobre o mundo francófono que serão colocados on-line muito em breve.

Biblioteca móvel

Como nossa biblioteca não é acessível no momento, os livros cuidadosamente escolhidos por nossas bibliotecárias são levados para as salas de aula. Depois de tomá-los emprestados por uma semana, os alunos os trazem de volta e os livros são limpos e colocados em quarentena. Os estudantes receberão, então, outros livros. Para os estudantes de ensino à distância, as sessões de leitura serão organizadas via Zoom. Viva os livros e a leitura!