ENSINAMENTOS PRIMÁRIO E FUNDAMENTAL I

O JARDIM DE INFÂNCIA = MATERNAL (CICLO 1)

O jardim de infância acolhe crianças a partir dos 2 anos de idade. Está organizado em TPS, PS, MS e GS, dependendo da idade das crianças.

O maternal é o local onde as crianças recebem a sua primeira educação fora da família. Este período é agora considerado uma parte normal do currículo. Aqui as crianças desenvolvem as suas competências básicas, aperfeiçoam a sua linguagem e começam a descobrir o mundo da escrita, dos números e outras áreas de aprendizagem. Uma primeira experiência escolar bem-sucedida é o principal objetivo do jardim de infância.

O programa do jardim de infância está dividido em 5 áreas de atividades:

• a linguagem no centro da aprendizagem;
  • convivência;
  • agir e se expressar com o corpo
  • descobrir o mundo;
  • sensibilidade, imaginação e criação.

Para mais informações, sugerimos que visite o site d’Educsol

ENSINO FUNDAMENTAL (CICLOS 2 E 3)

A escola da aprendizagem fundamental

Os ciclos 2 e 3 acolhem estudantes dos 6 aos 11 anos de idade.

Começa com o ciclo 2, o ciclo de aprendizagem fundamental: CP = 1º ano do ensino fundamental I, CE1 e CE2 = 2º e 3º anos do ensino fundamental I.

O ciclo 3, o ciclo de consolidação, conecta os dois últimos anos do ensino fundamental I, (CM1 e CM2 = 4° e 5° anos do ensino fundamental I), e o primeiro ano do ensino do fundamental II (6ème – 6° ano do ensino fundamental II), com o objetivo dar continuidade pedagógica e coerência na aprendizagem.

O professor da turma ensina em francês e fornece o currículo oficial francês. A língua portuguesa é ensinada durante duas horas por semana (+ uma hora de história/geografia e história das artes para o ciclo 3) e outros professores intervêm em português em Educação Física e Música, proporcionando uma formação multilíngue aos nossos jovens alunos e preparando-os para a pluralidade de professores no ensino fundamental II. Este ensino precoce de outra língua é susceptível de enriquecer o ensino do próprio francês.

A partir de CP (1° ano do ensino fundamental I), o inglês é acrescentado ao currículo.

Para mais informações, sugerimos que visite o site d’Educsol