MENU

ORIENTAÇÂO : INFORMAÇÔES GERAIS

VOCÊ ESCOLHEU O LYCÉE MOLIÈRE NO RIO DE JANEIRO!

O Lycée Molière é uma escola conveniada com a Agência para a Educação Francesa no Exterior (AEFE). A AEFE é a agência pública que, sob a supervisão do Ministro da Europa e das Relações Exteriores, coordena a rede de estabelecimentos de ensino franceses no exterior, comumente chamadas de "escolas francesas". Com 370.000 alunos no início do ano letivo de 2020, esta rede é composta por 535 escolas homologadas, cuja lista é estabelecida por uma ordem anual conjunta do Ministro da Educação Nacional, Juventude e Esportes e do Ministro da Europa e Relações Exteriores.

Homologação de escolas: uma garantia de qualidade

A homologação emitida pelo Ministério da Educação francês certifica que o ensino está em conformidade com as exigências, programas, objetivos pedagógicos e regras organizacionais do sistema educacional francês.

Ela permite que qualquer aluno de uma escola homologada continue sua educação em qualquer outra escola francesa (sujeito à disponibilidade de vagas) sem um exame de admissão.

Os estabelecimentos educacionais franceses no exterior oferecem uma educação de qualidade de acordo com as exigências do sistema educacional nacional francês e baseada em valores humanistas: tolerância, liberdade de pensamento, igualdade de oportunidades, curiosidade intelectual, pensamento crítico, igualdade entre meninos e meninas etc.

São recebidos estudantes de todas as nacionalidades: expatriados franceses, nacionais do país anfitrião e de outros países. Eles aproveitam ao máximo esta diversidade cultural através de métodos de ensino inovadores e um espírito de abertura, com ênfase especial na aprendizagem de línguas.

Os estudantes fazem parte de uma rede internacional, dinâmica e atraente que desenvolve projetos educacionais conjuntos particularmente enriquecedores.

Fazer parte de uma vasta rede mundial presente em 139 países permite que nossos jovens sigam uma educação sem interrupção, desde o jardim de infância até o 3º ano do ensino médio de uma escola para outra e de um país para outro.

Frequentar uma escola francesa e obter o diploma do BAC (equivalente ao ENEM brasileiro) abre perspectivas particularmente interessantes para o ensino superior, em universidades francesas ou internacionais.

Finalmente, ao matricular seus filhos, não se esqueça de contar-lhes sobre a França, a cultura francesa e os valores do mundo francófono.

QUAL CAMINHO SEGUIR?

Integrado ao currículo, o "parcours Avenir" (futuro profissional) permite aos alunos, desde a sexta série até o último ano do ensino médio, construir gradualmente uma verdadeira competência para a orientação e o planejamento de carreira. Para isso, os estudantes são encorajados a compreender o mundo econômico e profissional, bem como a diversidade de profissões e cursos de formação, a desenvolver seu senso de compromisso e iniciativa e a elaborar seu projeto educacional e de orientação profissional.

Matérias de especialidade, um momento chave na orientação. No início do ano letivo, as matérias de especialização que o Lycée Molière oferece são apresentadas aos alunos do primeiro ano do ensino médio. A nova reforma do ensino médio permite partir de nossas áreas de interesse e nos levar para diferentes universos de formações e profissões. Você poderá combinar o estudo de Humanidades e Ciências! Simule seus caminhos de carreira com Horizons21. Esta ferramenta também é recomendada para alunos do 9° ano!

Orientação também significa construir o caminho educacional para atender às expectativas de uma formação. A plataforma Parcoursup, dedicada à matrícula no ensino superior na França, apresenta mais de 17.000 cursos. Não se esqueça de clicar em "ver o arquivo" para conhecer as exigências nacionais para cada um dos cursos oferecidos. Isto lhe permitirá "justificar" cada uma das opções escolhidas da melhor maneira possível.

Duas outras plataformas lhe permitirão descobrir o mundo da formação e do trabalho: Onisep e L'Étudiant. Você poderá conhecer as profissões por setor, fazer questionários e testes para descobrir se você tem vocação para estes cursos e profissões, solicitar entrevistas personalizadas e conhecer as profissões do amanhã.

- O FÓRUM DE CARREIRAS ACONTECERÁ EM 23/10/2021, UMA OPORTUNIDADE PARA CONFRONTAR OS DESEJOS DE CADA UM COM A REALIDADE DO MUNDO ECONÔMICO E PROFISSIONAL.

- Além disso, estamos esperando por uma melhoria na situação da saúde para que possamos, mais uma vez, realizar estágios de observação do trabalho em empresas.

- A orientação também significa se envolver em projetos a partir de agora. Todas as atividades realizadas fora ou dentro da escola permitirão que você fale melhor de si mesmo e se diferencie. Envolvimento em associações, escrever no Lièrmo, ser um ecodelegado ou um representante no conselho de vida da escola, organizar o Fórum de Carreira, o festival de música etc. são todas atividades que você pode ressaltar no Parcoursup na seção de Atividades e interesses.

Validação do BAC no Rio de Janeiro!

O BAC obtido no Lycée Molière também permite que nossos alunos se inscrevam, sem necessidade de prestar o vestibular, nos diversos cursos oferecidos pelas seguintes universidades do Rio de Janeiro:

-PUC Rio: validação do BAC com a média 12 - 53 vagas em todos os 25 cursos, incluindo 10 em engenharia

-73 acordos universitários com a França - 23 diplomas duplos (Engenharia)

-ESPM Rio: validação do BAC, sem média definida nos textos

-5 cursos, 2 vagas por curso - 5 acordos universitários com a França - 2 diplomas duplos em economia

-Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rio: validação do BAC com a média 10

-7 vagas distribuídas em 5 cursos - 1 semestre de intercâmbio universitário em direito com Sciences Po Lille

Contato: ccc@lyceemoliere.com.br

«