Centro de Documentação e de Informação (CDI)

O CDI

O CDI (Centro de Documentação e de Informação) é administrado pela Mme Costa e pela Mme Alber, professoras-bibliotecárias, responsáveis também por receber os alunos e professores. O CDI tem três finalidades: colocar à disposição dos alunos documentação técnica para suprir suas necessidades escolares, instrui-los a pesquisar através desta documentação e de oferecer um ambiente cultural.

Horários de funcionamento

De 2ª feira à 5ª feira: das 7h40 às 17h e 6ª feira: das 7h40 às 14h. Ele tem a capacidade de receber aproximadamente trinta alunos.

Serviço de empréstimos

A maior parte dos documentos pode ser emprestada por um período de 15 dias. O empréstimo é reservado aos alunos e funcionários do liceu.

Acervo:

O CDI tem um grande acervo contendo: - enciclopédias, atlas, dicionários - revistas e jornais (aproximadamente 40 assinaturas) - livros técnicos - ficção - publicações ONISEP (orientação escolar) todo o acervo está disponível em diferentes apresentações: livros, DVD, transparências, sites da internet.

Utilização do CDI

Os alunos podem vir durante os horários livres em função de seus projetos escolares baseados em documentação técnica ou de sua sede de leitura, mas também em função dos lugares disponíveis. Eles podem vir também acompanhados por seus professores para trabalhar em um projeto para o qual o apoio logístico oferecido pelo CDI seja indispensável. Em todas estas situações, a professora-bibliotecária está disponível para ajudá-los a realizar seus projetos (particularmente em TPE, ECJS).

Equipamentos

Oito computadores com livre acesso, todos conectados à internet. O acesso à internet é limitado a objetivos pedagógicos. Os computadores estão equipados com o programa BCDI, que permite aos alunos e professores ter acesso ao acervo do CDI.