Bem-vindos ao Liceu Molière

Liceu francês no estrangeiro, mas também escola especial bilíngue do estado do Rio de Janeiro, o Liceu Molière perpassa duas línguas, duas culturas e dois mundos. O Liceu Molière é uma escola de excelência e seus resultados são comprovados pelo "Baccalauréat" (100% de sucesso e 60% de menções) e pelas orientações pós-Baccalauréat dos seus alunos (Grandes Escolas francesas, universidades de prestígio na França, no Brasil e em outros locais).

O Liceu tem 840 alunos da Educação Infantil ao 3°ano do Ensino Médio com, em média, 3 turmas de 25 alunos por nível em 2 endereços:

- Molière 1 (Rua Pereira da Silva, 728 - Laranjeiras) : turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano), Administração e salas especializadas.
- Molière 2 (Rua Conde de Baependi, 63- Laranjeiras) : turmas do Ensino Médio.

Foram fixadas várias missões para nosso estabelecimento

• Garantir às famílias francesas, particularmente os expatriados franceses, uma escolaridade em conformidade com as instruções oficiais do Ministério de Educação Nacional. Assim os nossos alunos podem prosseguir os seus estudos na França ou em qualquer escola francesa da rede AEFE (Agência para o Ensino Francês no estrangeiro).
  • Ser o portador do projeto educativo da AEFE. Beneficiar-se ao máximo da especificidade de nossa escola, oferecendo a possibilidade aos nossos alunos de tornarem-se bilíngues, assegurando-lhes um volume importante de ensino em língua portuguesa do Brasil.
  • Buscar a excelência dos seus resultados escolares (Diploma Nacional do “Brevet”, “Baccalauréat”).
  • Promover a língua francesa e sua cultura junto ao público local.

Mas reduzir o Liceu Molière a uma escola francesa especializada em línguas seria esquecer uma parte de nosso projeto escolar. Acolhendo 740 alunos oriundos de todos os horizontes sociais e geográficos, a nossa escola é um lugar de integração social onde valores como o civismo, o respeito, a fraternidade e a tolerância são praticados diariamente.

DUPLO RECONHECIMENTO

Há 30 anos, o Liceu Molière propõe um ensino homologado pelo Ministério de Educação Nacional conforme as instruções oficiais e conduz os alunos ao “Baccalauréat”. Inspetores do Ministério de Educação Nacional supervisionam a sequência dos programas, realizam inspeções e dispensam conselhos pedagógicos.

Este ensino também é adaptado ao contexto brasileiro. O percurso escolar do Liceu é homologado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e nos é fornecido o direito à emissão de um diploma de conclusão de Ensino Médio.

A SUA HISTÓRIA

Escola privada de direito brasileiro e liceu reconhecido e apoiado pela França, o Liceu Molière foi inaugurado em 1982. O seu efetivo de partida foi constituído pela seção francesa do Liceu Franco Brasileiro, situado à Rua das Laranjeiras, que funciona desde 1915.

Em 1972, a SFBE (Sociedade Francesa e Brasileira de Ensino), graças aos donativos de empresas, uma subvenção do Estado francês e um empréstimo junto à ANEFE (Associação Nacional das Escolas Francesas), lança-se, então, ao projeto de um novo liceu. Nomeado de Liceu Molière, abre suas portas em fevereiro de 1982.

Em 1993, graças a novos donativos de empresas e uma importante subvenção da França, uma casa contígua foi comprada, renovada e aumentada, o que permitiu a organização da parte administrativa, de uma sala de reunião, de uma sala polivalente, de uma segunda sala audiovisual e do restaurante escolar. Há mais de 30 anos, o Liceu Molière põe-se como um modelo da excelência educacional francesa. Presidido de 1982 a 2012 pelo Sr. Michel Oyharçabal, a SFBE, sociedade civil sem fins lucrativos, fez-se o apoio jurídico e financeiro desta ambição.