Votre espace   

Hemisfério Sul

Versão em português

CALENDÁRIO “SUL”

O Liceu Molière funciona de acordo com um calendário “Sul”. O ano escolar começa em fevereiro e termina em dezembro. Os grandes feriados vão de meados de dezembro ao início do mês de fevereiro.

Como na França, o ano escolar é dividido em três trimestres. O1° trimestre vai geralmente do início do ano letivo em fevereiro ao final de abril. O 2° trimestre vai de maio ao fim do mês de agosto. O 3° trimestre cobre o período que vai de setembro ao final do ano escolar.

As provas escritas do “Bac” e o DNB (Diploma Nacional do “Brevet”) são realizadas em novembro

Sud

TRANSFERÊNCIA DE TURMA

Numerosas famílias que pedem a admissão das suas crianças ao Liceu Molière, são confrontadas com a defasagem de calendários entre a escola de origem e o Liceu Molière. As decisões de transferência para uma turma superior tomadas em junho (fim do ano escolar antigo no estabelecimento) são aplicáveis em fevereiro (início do novo ano escolar do Liceu Molière).

Para certos alunos que chegam em agosto (início das aulas após os feriados de Inverno), esta transferência para uma turma superior é antecipada. Para outros casos, esta transferência não será realizada exceto em fevereiro e o aluno é mantido no seu antigo nível. Para certos alunos que chegam em fevereiro (início do ano escolar), a transferência para uma turma superior será avaliada. Para outros, a manutenção na turma começada em setembro é mantida.

Para o conjunto dos alunos, as decisões de transferência ou de manutenção são realizadas em função do processo escolar, do perfil do aluno, da data efetiva de chegada da família, do tempo de escolaridade entre a partida da antiga escola e a chegada ao Rio de Janeiro. Os alunos do Ensino Fundamental I devem realizar obrigatoriamente um teste de competências.