Baccalauréat

DESCRIÇÃO

Criado em 1808, o "Baccalauréat" é um diploma do sistema educativo francês que tem a dupla particularidade de aprovar o fim dos estudos do Ensino Médio e de permitir o acesso ao Ensino Superior. Constitui o primeiro grau universitário.

Existem três tipos de "Baccalauréat", correspondendo às três vias dos estudos ao Liceu:

• "Baccalauréat" geral
  • “Baccalauréat” tecnológico
  • “Baccalauréat” profissional

NO LICEU MOLIÈRE

Os alunos preparam-se e apresentam-se nas três séries do "Baccalauréat" geral:

• Série ES (económico social)
  • Série L (literário)
  • Série S (científico)

PROVAS E ORGANIZAÇÃO

Este exame nacional compreende nove a dez provas obrigatórias, escritas e orais, bem como provas facultativas.

A organização do "Baccalauréat" necessita de longos meses de preparação. Preparação das salas, vigilância, distribuição dos alunos nas salas, sigilo dos temas, gestão das provas e as notas mobilizam o conjunto do pessoal do Liceu porque o Liceu é centro de exame.

No Liceu Molière, o “Bac” é realizado em novembro. Os alunos realizam os exames orais no Liceu. Apenas as provas de recuperação são realizadas fora do Liceu. Os alunos interessados devem ir ao Liceu Pasteur de São Paulo.

É a divisão dos exames da Reitoria da Academia de Poitiers que gere as operações do “Bac” para os estabelecimentos “Cone Sul” da América do Sul.

Uma parte destas operações é transferida ao Centro regional de correção do Liceu WS Exupéry de Santiago do Chile. O CRC assegura a gestão financeira do “Bac” para 10 liceus incluindo o Liceu Molière, bem como a organização dos exames orais e as correções das provas. O Liceu Molière contribui financeiramente no âmbito da mutualidade das despesas, à altura do número de alunos apresentados. O Liceu orgulha-se muito das taxas de sucesso dos seus alunos no “Bac”.

INSCRIÇÕES

Para a sessão 2013, a participação solicitada às famílias é de R$ 420,00, para as provas antecipadas do 2° ano (1ere) e R$ 930,00 para as provas do 3° ano (Terminale).

Estes valores são transferidos integralmente ao centro de exame. Esta participação nas despesas do exame é exigida a partir da confirmação da inscrição e deverá ser realizada até no máximo dia 21 de agosto de 2013.

Para os alunos bolsistas, a participação é calculada de acordo com a quota (%) de bolsas. Informar-se junto ao serviço contábil (Cinthia) a fim de conhecer o valor da contribuição a ser feita.