AS TURMAS

Os alunos da Educação Infantil são repartidos, em função da sua idade, em 3 níveis:

• A Série Inicial (crianças de três anos)
  • A Série Intermediária (crianças de quatro anos)
  • A Série Superior (crianças de cinco anos)

As crianças da Educação Infantil tem 26 horas de ensino por semana repartidas sobre as cinco manhãs de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h.

As salas de aula estão situadas no primeiro e no segundo andares do prédio reservado às aulas da Educação Infantil.

RELAÇÃO PAIS-ESCOLA

As crianças tem permanentemente em suas mochilas uma caderneta de correspondência onde são levados, sempre que se fizer necessário, as informações úteis que devem ser transmitidas à escola ou aos parentes.

Utilizando esta caderneta, os pais podem facilmente marcar encontros com os professores e com o diretor.

Cada semestre, um balanço das avaliações é realizado pela equipe pedagógica para ser transmitido à família.

Os pais frequentemente são convidados a frequentar as aulas para lanches, uma pequena comemoração, ou apenas participar das atividades da turma.

maternelle

OS LANCHES

Cada manhã, um horário é reservado aos lanches, trazidos pelas crianças, tomados em sala de aula, sob a vigilância dos professores.

A manhã é dividida igualmente por uma recreação de uma meia hora. O horário desta recreação varia de um nível ao outro.

As aprendizagens - Educação infantil

A LINGUAGEM EM MEIO DAS APRENDIZAGENS:

Na apropriação ativa da linguagem oral desenvolvem-se competências decisivas para todas as aprendizagens: compreender a palavra do outro e fazer-se compreender, construir-se e proteger-se, agir no mundo físico e humano, explorar os universos imaginários.

A LINGUAGEM EM MEIO DAS APRENDIZAGENS:

VIVER JUNTOS

As crianças descobrem na escola um novo mundo no qual outros colegas exigem os mesmos cuidados, um mundo no qual os adultos são ao mesmo tempo muito atentos às suas atitudes ou as suas ações e mais distantes face as exigências que manifestam.

VIVER JUNTOS

AGIR E EXPRIMIR-SE COM O SEU CORPO:

A coordenação motora é, à Educação Infantil, um apoio importante de construção das aprendizagens. As crianças aprendem a utilizar seu corpo para diferentes tipos de deslocações (andar, correr, saltar,...), dos equilíbrios (apoiar-se sobre um pé…), dos lançamentos e as recepções de objetos.

AGIR E EXPRIMIR-SE COM O SEU CORPO:

Descobrir o mundo!

A Educação Infantil permite as crianças exercer a sua curiosidade. As atividades propostas nesta perspectiva fornecem recursos para ordenar os acontecimentos no tempo e estruturar os espaços explorados.

Descobrir o mundo!

A SENSIBILIDADE, A IMAGINAÇÃO, A CRIAÇÃO:

A Educação Infantil incentiva e desenvolve as linguagens de expressão que mobilizam o corpo, o olhar e o gesto. As crianças devem procurar inventar, transformar, exprimir, provar o prazer da criação.

A SENSIBILIDADE, A IMAGINAÇÃO, A CRIAÇÃO: