AS TURMAS

As crianças começam as turmas elementares pelo Curso Preparatório (CP) quando tem 6 anos. São admitidas em fevereiro de 2015, as crianças nascidas entre 1º de julho de 2008 e 30 de junho de 2009 (veja os pré-requisitos para o Curso Preparatório).

As turmas são repartidas em cinco anos:

• Curso Preparatório (CP)
  • Curso Elementar 1° ano (CE1)
  • Curso Elementar 2.° ano (CE2)
  • Curso Intermediário 1° ano (CM1)
  • Curso Intermediário 2° ano (CM2)

Educação infantil e ensino fundamental I

AS SALAS DE AULA

As salas de aula são repartidas entre os três andares da construção reservada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I.

Além dessas salas, os alunos utilizam salas especiais: as salas de informática, a sala polivalente, a sala de apresentações (sala Sobral Pinto), a sala de inglês, a sala de música bem como a biblioteca (BCD). As aulas de educação física ocupam a quadra do 1° andar, ou a quadra situada à parte traseira do Liceu, ou o pátio.

As turmas de descobertas: Há vários anos, os alunos de CM2, acompanhados dos seus professores partem durante uma semana para uma fazenda da região de Barra do Piraí com o propósito de terem “uma aula verde”.

OS PROGRAMAS

O nosso ensino, em todos os níveis, está em conformidade com os programas e os regulamentos do Ministério Francês da Educação Nacional (ver integralidade dos programas), e é reconhecido pelo Ministério Brasileiro da Educação e da Cultura (MEC).

No 2° ciclo (CP, CE1), as crianças consagram uma parte importante do seu tempo à aprendizagem da língua francesa (aquisição da linguagem oral, leitura, escrita, escrita de textos, vocabulário, ortografia, gramática e conjugação). O restante do tempo é compartilhado entre a aprendizagem da matemática, a descoberta do mundo, a educação artística e a educação física.

No 3° ciclo (CE2, CM1, CM2), as competências que os alunos devem adquirir recaem sobre a aprendizagem da língua francesa, a literatura, a observação reflexiva da língua (gramática, conjugação, ortografia, vocabulário), a história e a geografia, a matemática, as ciências experimentais e a tecnologia, a educação artística e a educação física. Além dessas disciplinas, inicia-se no 3° ciclo a aprendizagem do inglês.

EM QUAIS LÍNGUAS?

Em nossa escola, as crianças adquirem simultaneamente o francês e o português. A partir do Curso Preparatório, várias horas de aula por semana são consagradas ao estudo do português e a partir do segundo semestre do CP, os alunos estudam a língua portuguesa escrita.

Nas turmas do Curso Intermediário do 1° e 2° anos, as crianças são iniciadas à história e a geografia do Brasil, em língua portuguesa.

Para as crianças que chegam ao nosso estabelecimento sem o conhecimento do português, cursos de "português receptivo” são dispostos, três horas por semana: para o CP/CE1 na terça-feira e para o CE2/CM1/CM2 na quinta-feira de 14h às 15h30min.

OS HORÁRIOS

As turmas do CP até o CM2 (2° e 3° Ciclo):

• Segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira de 8h às13h00
  • Quarta-feira : 8h às 12h30 min/ 14h ás 15h30 min

Uma ajuda personalizada é proposta e concebida pelos professores as terças-feiras de14h às 15h. Um jardim-escola, até às 15h30min, é organizado para permitir a estes alunos tomar os meios de transportes coletivos.