Rematrículas

EM GERAL

Para as crianças que frequentam o Liceu Molière, é imperativo a rematrícula para o próximo ano escolar a fim de assegurar a sua vaga no Liceu.

As rematrículas acontecem geralmente ao longo de todo o mês de novembro, precedendo o próximo ano escolar. Um calendário e uma notificação são publicados pelo Liceu cerca de algumas semanas antes do início do processo.

PROCEDIMENTO A SEGUIR

As rematrículas no Liceu Molière são realizadas exclusivamente de forma presencial:

• Primeiro ocorrerá a rematrícula administrativa.
  • Logo após, esta rematrícula será finalizada junto aos serviços financeiros. A fim de validar esta inscrição, será necessário regular as despesas de contribuição social e uma mensalidade (eventualmente as despesas de material escolar para crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).
Lycee moliere

INFORMAÇÕES PARA REMATRÍCULA DOS ANTIGOS ALUNOS (em fevereiro de 2016)

Poderá o Liceu Molière recusar a rematrícula das minhas crianças?

Se não houver efetuado o pagamento de todas as mensalidades e/ou se não houver realizado a rematrícula nas datas indicadas, não podemos garantir que suas crianças permaneçam nas turmas solicitadas.

Porque não posso realizar a matrícula das minhas crianças à data que me convém?

A equipe de direção prepara o novo ano escolar em novembro (número de turmas, horários, número de grupos, opções propostas...). A direção deve também dar uma resposta aos pais que solicitam a admissão das suas crianças. É, por conseguinte, muito importante que a direção do Liceu Molière tenha uma visão mais precisa sobre o possível número de alunos matriculados para o início do ano letivo seguinte e com tempo hábil suficiente. É por esse motivo que as rematrículas são realizadas exclusivamente em novembro.

Não quitei todas as mensalidades do último ano escolar, no entanto poderei inscrever minhas crianças para o próximo ano escolar?

O regulamento do AEFE permite a rematrícula de uma ou várias crianças para um ano escolar, na condição da família não ter mais nenhuma dívida no que diz respeito ao estabelecimento escolar à data de pedido da rematrícula. Os créditos são inscritos por família e não por aluno.

Solicitei um pedido de bolsa para minhas crianças (ou minhas crianças beneficiam-se de uma bolsa), quando deverei inscrevê-los para o novo ano escolar?

Se desejar esperar o resultado da comissão nacional das Bolsas, poderá fazer a rematrícula de suas crianças apenas nos dias precedentes ao início do ano escolar (de acordo com o calendário indicado). Poderá também não esperar o resultado da comissão nacional das Bolsas efetuando a rematrícula das suas crianças em novembro, com o risco de assumir as obrigações financeiras a frente do SFBE, se não obtiver a bolsa ou se a quota da bolsa for reduzida.

Não realizei a rematrícula de minhas crianças às datas previstas na notificação publicada pelo Liceu. Qual a providência a ser tomada?

Você poderá sempre inscrever suas crianças nos dias precedentes ao início do ano escolar (de acordo com o calendário indicado). Não haverá nenhuma garantia que suas crianças terão uma vaga. Com efeito, esta inscrição estará sujeita ao número de vagas ainda disponíveis. Esta quota de vagas será determinada uma vez que as matrículas dos novos alunos sejam efetuadas. Por conseguinte, corre-se um grande risco não realizando as rematrículas de suas crianças em novembro.

REINSCRIÇÕES PARA O ANO LETIVO DE 2016

As reinscrições para o anos letivo de 2016 serão efetuadas em duas etapas :

1. Reinscrição pedagógica, através da entrega do dossiê encaminhado às famílias na secretarria da escola primaria ou do liceu. De 27 a 28 de janeiro de 2016 (das 9h00 às 12h30)

• Para inscrição nas turmas do 6ème à Terminale no "bureau de la vie scolaire"

• Para inscrição nas turmas de « Moyenne Section» até CM2 no secretariat do Primaire.

2. Reinscrição financeira na tesouraria do liceu (de 27 de novembro a 18 de dezembro 2015 (das 8h00 às 16h00) e em janeiro de 2016 (das 9h00 às 12h30).
A reinscrição só será confirmada se todas as condições abaixo forem cumpridas :

•  estar em dia com a tesouraria da escola
  •  ter entregue à administração um dossiê de reinscrição completo

Favor observar que as famílias dos alunos bolsistas poderão efetuar a reinscrição financeira assim que tiverem recebido a decisão da comissão nacional de bolsas. A reinscrição será considerada definitiva a partir do momento que todas as formalidades tenham sido cumpridas.