Votre espace   

Procedimentos para inscrição

Version en français

EM GERAL

O Liceu Molière é um estabelecimento da rede da Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro (AEFE). Matricula-se, antes de mais nada, os alunos de nacionalidade francesa e os alunos que vem de uma escola francesa da rede AEFE ou sob contrato com o Ministério da Educação Nacional.

Os pedidos de matrícula são feitos através de um portal de solicitação de inscrições que se encontra no site do Liceu Molière. Atualmente ainda  há vagas na nossa escola devido à abertura do nosso anexo Molière 2 (Rua Conde de Baependi).

 

Lycee moliere

INFORMAÇÕES PARA A MATRÍCULA DOS NOVOS ALUNOS

A fim de informar-se melhor, as famílias desejosas de matricular suas crianças no Liceu Molière, encontrarão abaixo, as informações suscetíveis de ajudá-los. É importante observar que nós podemos apenas inscrever as crianças cujos pais tem um estatuto de residentes no Brasil (visto de trabalho, residência permanente, cidadania).

Estamos de mudança para o Rio de Janeiro em alguns meses. O que devo fazer para matricular minhas crianças no Liceu?

Os pedidos de matrícula são realizados através de um portal de solicitação de inscrições que se encontra no site do Liceu Molière.

Qual é a 1ª. providência a ser tomada?

Os senhores podem enviar um e-mail para o Proviseur ( Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser. ) ou para a Diretora do primário ( Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser. )
Em seguida deve ser feito o procedimento de inscrição administrativa através do nosso site. 

Qual é o procedimento a seguir para matricular minhas crianças no Liceu?

As matrículas são realizadas exclusivamente de forma presencial no Liceu, uma vez sua chegada ao Rio de Janeiro:

  1. Primeiramente, procederá a matrícula administrativa. Nesta ocasião deverá ser entregue o processo escolar do aluno bem como os outros documentos pedidos.
  2. Em seguida, procederá a abertura da sua conta junto aos serviços financeiros. A fim de validar esta inscrição, será necessário regular as despesas de matrícula e uma mensalidade.
  3. Queira observar que poderá matricular suas crianças, apenas quem tiver um estatuto de residente ao Brasil (visto de trabalho, residência permanente, CPF).

Em qual momento será finalizada a matrícula das minhas crianças?

Para o início do ano letivo de fevereiro, a matrícula dos novos alunos termina o mais tardar na quinta-feira que precede ao início das aulas escolares. Para o retorno em agosto, a matrícula dos novos alunos termina o mais tardar na quinta-feira que precede a retomada das aulas.

Outras datas de chegada são tratadas individualmente.

É certo obter um lugar no Liceu para os meus filhos?

Atualmente ainda há vagas na nossa escola devido à abertura do nosso anexo.

Quais são os critérios de seleção para ser admitido no Liceu Molière?

Todos os pedidos de matrícula são estudados pelos responsáveis de serviço (Primário, Secundário).
Testes podem ser organizados para futuros alunos oriundos de um sistema escolar que não seja o francês, bem como para permitir que crianças provenientes do hemisfério norte possam tentar uma passagem para classe superior.

Se minhas crianças forem francesas, obterão automaticamente uma vaga no Liceu Molière?

As crianças francesas são prioritárias, na medida em que sejam oriundas do sistema escolar francês porque para alunos com idade mais avançada (alunos do ensino Médio), não há necessariamente outra solução de escolarização.

Se minhas crianças forem brasileiras, terão uma possibilidade de estudar no Liceu Molière?

Crianças brasileiras são aceitas no liceu Molière (atualmente aproximadamente 30% dos nossos alunos são brasileiros e 32% franco-brasileiros). Para os não francófonos o ideal é iniciar a escolaridade no liceu a partir da “Petite Section” (1º ano da educação infantil). Nosso projeto é permitir que estes alunos dominem o português (língua materna) e o francês. Também pedimos que os pais se envolvam neste projeto familiar (aulas de francês na Aliança Francesa, acompanhamento em casa através de músicas, filmes em francês...).
Para admissão em turmas após a educação infantil tudo vai depender do perfil escolar do futuro aluno.

O Liceu Molière aceita os alunos que vem do sistema brasileiro?

Sim, aceitamos os alunos, franceses ou de uma outra nacionalidade, vindo do sistema escolar brasileiro, como os que vem de qualquer sistema escolar que não o francês. No entanto, estes alunos devem demonstrar um nível de competências suficientes em língua francesa para se integrar. Para estes alunos, testes serão efetuados a fim de verificar o seu conhecimento e confirmar assim o nível no qual a criança deve ser matriculada.

Quando um pedido de matrícula é realizado, o Liceu responsabiliza-se pelo nível escolar dos alunos?

Considerando a defasagem dos anos escolares (hemisfério norte e hemisfério Sul), o Liceu responsabiliza-se pelo nível do aluno na medida em que tal aluno deve ter adquirido os conhecimentos exigidos para um determinado nível, de acordo com os programas escolares da Educação Nacional. Os alunos realizarão um teste de nivelamento.

Como poderia solicitar ajuda financeira para ajudar-me a pagar a mensalidade das minhas crianças?

Se suas crianças forem francesas, deverá entrar em contato com o Consulado Geral da França no Rio ou ver informação sobre as bolsas.

Poderia solicitar uma visita à escola?

Todas as famílias que fazem um pedido de matrícula não podem ser acolhidas e visitar individualmente o Liceu. As visitas são possíveis apenas para as famílias que o Liceu aprovou a admissão das crianças. Veja as nossas instalações.

Desejo matricular minha criança na Educação Infantil. Quais são as formalidades?

É necessário enviar uma solicitação de inscrição através do portal destinado a este fim no site do Liceu Molière. De acordo com uma decisão do conselho de estabelecimento, as crianças lusófonas tem prioridade à matrícula na Educação Infantil (“Petite Section” do maternal) .

Minha criança tem atualmente 1 ano e gostaria de matriculá-lo para o ano escolar correspondente aos seus 3 anos. Qual o procedimento a ser feito?

O Liceu não recebe pedidos de matrícula com vários anos de antecedência. Deve-se, então, esperar que a criança obtenha 3 anos completos para fazer um pedido de matrícula. Se for lusófono, será prioritário à matrícula.

É possível vir morar um ano no Rio de Janeiro sem os responsáveis, viver em uma família receptiva e ser escolarizado no Liceu?

Não. Geralmente, isto não é possível.

Accesso portal inscrições

DOCUMENTOS A FORNECER NO PORTAL DE SOLICITAÇÂO DE INSCRIÇÕES

  1. Cópia da página do passaporte que leva o nome e foto da criança e o número do passaporte ou, para os brasileiros, apenas a certidão de nascimento.
  2. Os 2 últimos boletins trimestrais com pareceres de passagem ou “livret” escolar (primaire);
  3. O certificado de escolaridade
  4. Em caso de separação dos pais, fotocópia do processo de divórcio que conste o nome do responsável legal da criança e as modalidades de guarda.